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  • Marco Turrini

Emagreça caminhando

Já sabemos que, de modo geral, os exercícios físicos melhoram o condicionamento e o humor, além de reduzir os riscos de algumas doenças. mas será que caminhada emagrece? Mito ou verdade?

Antes de ter essa resposta, vamos conhecer os benefícios da caminhada, já apontados por estudos médicos, como:

Garante mais energia ao corpo;

Trabalha a musculatura;

Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;

Reduz hipertensão e níveis de colesterol;

Ajuda a desestressar;

Combate depressão;

Traz benefícios ao cérebro;

Caminhada ajuda a emagrecer.

Por que caminhada emagrece?

Como um exercício aeróbico, a caminhada promove queima calórica, que poderá sim ser eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

Muitos vão entender que caminhar todos os dias emagrece e começar a praticar assim, já outros vão preferir concentrar essa quantidade de minutos em menos dias da semana. A maioria dos estudos assegura que a caminhada seja praticada todos os dias, mas importante também é ter uma boa orientação para iniciar os seus treinos.

Um bom incentivo para investir na caminhada é porque é uma atividade fácil de começar, que pode ser iniciada com ritmo leve e depois aumentar o ritmo gradualmente para proporcionar mais queima calórica.

Mas quer saber quanto tempo de caminhada para emagrecer? Um treino acelerado de 30 minutos por dia já poderá produzir bons resultados na balança.

Emagrecer caminhando também pode ser uma boa medida para quem não faz nenhum treino porque é uma atividade que pode ser praticada em qualquer lugar.

Como emagrecer caminhando?

Para quem quer perder peso ou até manter o peso depois de uma grande redução de medidas, o indicado é garantir um esforço maior do que os 150 minutos recomendados pela OMS.

A quantidade de perda de peso com caminhada vai variar de pessoa para pessoa, especialmente da disciplina de treinos e cuidados com alimentação.

Para emagrecer com caminhada também será importante atingir pelo menos um nível cardíaco de intensidade moderada, que aumenta a sua frequência normal de 50% até 70% da sua frequência cardíaca máxima. Assim, a prática estará sim entre os exercícios para emagrecer.

Uma dica para conseguir aumentar ainda mais essa frequência cardíaca (atingindo de 70% a 85%) e ajudar na queima calórica, é incluir a corrida no seu plano de caminhada para emagrecer. Por exemplo, para cada 3 minutos de caminhada é possível praticar um 1 minuto de corrida, depois mais 4 minutos de caminhada e voltar com 2 minutos de corrida. Essas variações poderão ser intercaladas em um treino de 30 minutos. Com esse ritmo mais vigoroso, pode gerar uma queima de até 300 calorias.

Se você realizar apenas o treino em intensidade moderada na caminhada, para ter a mesma queima calórica, deverá caminhar por 60 minutos.

Prof. MARCO TURRINI

CREF: 125340G/SP







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