VANTAGENS DE INVESTIR NA
GINÁSTICA LABORAL
Os objetivos principais para a implantação do programa de ginástica laboral são: a diminuição do estresse e o sedentarismo, a melhora da postura e promoção da integração dos funcionários. Fatores estes que são determinantes para uma maior produtividade da Empresa. “As principais queixas referiam-se à ergonomia, ao estresse e ao sedentarismo”.
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.
As empresas estão percebendo cada vez mais a importância da atividade física no ambiente de trabalho como um incentivo ao combate do sedentarismo. A Ginástica Laboral é uma alternativa de menor investimento para as empresas.
Além de prevenir uma série de doenças ocupacionais, a ginástica laboral alivia o stress e quem está bem produz melhor, não adoece tanto e falta menos ao trabalho.
Benefícios para a saúde física:
Proporciona bem-estar ao estimular a produção de endorfina, substância de efeito analgésico secretada pelo próprio organismo.
Alonga e torna o trabalho dos músculos mais eficiente, diminuindo o gasto de energia e a sensação de cansaço no final do expediente.
Aumenta a tolerância do corpo à fadiga muscular, que é responsável por muitas dores.
Amplia a percepção corporal e garante um melhor controle de postura, coordenação, ritmo e resistência.
Ajuda a prevenir doenças como DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), popularmente conhecido por LER - Lesão por Esforço Repetitivo. Combate o sedentarismo.
Benefícios para a saúde mental:
Psicologicamente, a Ginástica Laboral favorece a autoestima, porque demostra que a empresa está cuidando e valorizando seu colaborador.
O exercício também melhora a capacidade de concentração e ajuda a combater transtornos mentais como fadiga, estresse e depressão. As doenças relacionadas a questões emocionais são cada vez mais frequentes. A dificuldade de relacionamento entre chefe e colaborador, ou mesmo entre colaboradores, ocasionada pela pressão por produtividade, também é comum. Por isso, é importante o cuidado com a saúde mental.